A tradição já não é o que era

Há uns anos atrás, quando as mulheres ficabam viuvas, era tradição vestirem-se de preto dos pés á cabeça e já não voltar a casar. Deveriam resignarem-se e viverem sozinhas o resto da vida esperando a morte.
Hoje verifiquei que para algumas mulheres a tradição ainda tem a chama acesa.
 Vi uma mulher dos seus 60 anos vestida totalmente de preto, collants pretos, saia abaixo do joelho preta, blusa preta e casaco (com este calor infernal) de manga comprida preto. Só lhe faltava o lencinho preto na cabeça pra me fazer lembrar a minha bisavó.

O que eu vi hoje é já uma raridade, a espécie em extinção. Isto é luto. Isto é tradição e costume, são as raizes do nosso Portugal.


7 comentários:

  1. O luto está no nosso interior e não se mostra. Sente-se.

    A cor da roupa que se veste é irrelevante.

    Boa tarde, NIX.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pensas como eu, faço o meu luto interno e nao externo, contudo respeito as tradições por mais que discorde delas.
      bem vindo Observador

      Eliminar
    2. Tudo deve ser respeitado, concordemos ou não.

      Já linkei o teu blogue lá no meu 'palácio' e, como deves ter reparado, sou seguidor desta escuridão :)

      Eliminar
  2. Ainda há pessoas que vivem o luto de forma pura, coisa que me causa alguma espécie...muitas vezes fazem-no para não serem "apontadas" pela sociedade, ainda bastante conservadora, fundamentalmente, nos meios rurais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. penso que a sociedade hoje em dia (excepto nos meios rurais) já nao aponta para o modo como se vive o luto. Penso que tem mais a ver com as tuas origens, com a tua educação. é como se te pesasse a consciencia se não fizesses o luto como manda as regras. Pelo que vejo acho que é mais isso, porque nas cidades e nas pessoas mais jovens o luto exterior já não existe.

      NightDark, welcome

      Eliminar
  3. O luto está no coração não na roupa mas é ainda assim que muita gente manifesta a sua dor!

    Abraço

    ResponderEliminar