Li no facebook de uma portuguesa

Fui visiar a Toronto Humane Society para oferecer o meu tempo livre como voluntária. Surpresa das surpresas não tem vagas! Pediram para esperar pelas proximas candidaturas a anunciar no Facebook (que preenchem automáticamente).
Quando me perguntaram o que gostava de fazer (pelos vistos podemos escolher?!) disse que fazia tudo o que fosse necessário (limpar boxes, alimentar, lavar os animais, passear....cães). Ao que me responderam que nada disso, pois as limpezas são feitas por uma empresa que é contratada para o serviço e como tal os voluntarios só têm de passearos cães (que devido ao volume de voluntários são passeados no minimo 7 vezes por dia) e brincar com eles. Que podemos treinar os cães e aqueles mais agressivos precisam de mais orientação para se tornarem adoptáveis. Eu disse que sim que não me importava trabalhar com esses animais e os treinar. Depois fui vistar as instalações com o meu filhote e senti-me uma burra por não o ter feito antes de ir a secretaria! Tudo está limpo e impecável. Têm um animal por boxe e as boxes são interiores e climatizadas (como tudo nesta cidade). Na ala dos gatos ouvimos musica clássica e admiramos os animais confortávelmente instalados, onde só estão acompanhados quando se trata de animais que estão juntos desde sempre e só podem ser adoptados em conjunto. Na ala dos roedores temos o mesmo ambiente calmo, com musica clássica e quentinho. Numa sala (apropriada para tal) vejo uma voluntária a brincar (socialibilizar) com um gatinho. 
Os coelhos são mantidos fora de jaulas em separadores (de vidro) com espaço identico ao dos gatos e cães. Resumindo um luxo para uma instituição inteiramente financiada por privados sem quaisquer apoio estatal e sem eutanasia. 
Para terminar este post, a secretária também me explicou que todos os animais são submetidos a um exame completo, limpeza de dentes, esterilização e chipados. Os "futuros" donos são sujeitos a uma entrevista e ás vezes inspeção a casa. Os animais são entregues depois de assinarem um contrato onde entre muitas regras se dá ênfase ao facto que caso o animal e o futuro dono não se adaptem o animal é devolvido a THS. 
Uau!!! Ainda estou a recuperar do choque.
P.S. Também têm um voluntário que todos os anos vai a Tailandia e volta com uma série de cachorrinhos que são resgatados dos mercados de carne (sim para comer) e depois de tratados e atingirem a idade certa são disponiblizados para adopção. Uau eu bem sabia que aqui era o meu lugar. Lar Doce Lar. 
Quem me dera que um dia em Portugal também existisse este tipo de apoio para facilitar a existência destas criaturas maravilhosas que não pedem para nascer.


E assim vemos o quanto somos atrasados

2 comentários:

  1. Era bom, não era?! Realmente, somos tão atrasados em tanta coisa.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Isso é o mundo ideal. Estamos tão longe disso.
    Eu sou voluntária numa associação de apoio a animais abandonados e a realidade é bem diferente, por mais que seja a nossa boa vontade. Estão todos bem tratados, mas sempre com muita dificuldade. E sim, as adopções são sempre bem calculadas e com termos de responsabilidade assinados. Mas estamos muito longe de chegar a esse tipo de condições. Quem sabe um dia.
    beijinho

    ResponderEliminar