Chegamos ao cúmulo da miséria

Ora sao quarentões que voltam pra casa dos pais porque já não conseguem pagar o T1, ora são pessoas da antiga classe média que fazem fila num banco alimentar qualquer à espera de receber comida para alimentar a familia lá em casa, ora são licenciados que com 10 anos de experiência aceitam o ordenado minimo para conseguir colocar comida na mesa... e ainda temos os recem licenciados que voltam das faculdades para casa dos pais para lá se aguentarem talvez mais uns 6 ou 7 anos até arranjarem trabalho (isto de ter o primeiro emprego aos 30 e picos é dose).

Para além disto tudo eu vejo diariamente, pessoas diferentes, locais diferentes, gente a vasculhar o lixo à procura de comida. E não, não são sem abrigo, porque esses já conhecemos porque nos cruzamos com eles diariamente. São pessoas que provavelmente têm uma familia em casa que não deve ver um iogurte à meses à frente. Ainda ontem fui despejar o lixo e passados 30 minutos vou estender a roupa e observo mais um a dar a volta ao lixo e a encontrar o meu resto de pacote de panrico passado de validade... 2 minutos depois lá passa ele com dois sacos nas mãos rumo provavelmente a casa...
Esta situação mete dó.

Há uns anos todos "mamavam" do governo, davam subsidios até para limpar o cu, agora não há nem pra comer.... nem 8 nem 80 minha gente, dêm um pouco de dignidade e comida a esta gente.



10 comentários:

  1. É inevitável não se falar de política nestes casos, mas vou tentar ser abrangente...
    Porque raio há cortes em todo o lado e não há nos salários/reformas dos políticos?! Sou eu que sou uma ignorante e ando aqui mal informada ou continuamos a ser enganados e gostamos?!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabes Isabela, já estive numa empresa que quando o cinto teve de ser apertado os primeiros a ver o salário reduzido foram os sócios, e com este modo de pensar a empresa acabou por renascer das cinzas e seguir em frente. Tambem já estive noutro tipo de empresa, que quando começou a dar problemas os empregados viam o salário pelo canudo e os big bosses recebiam cada vez mais (deixa-me cá tirar dinheiro da empresa enquanto há) e essa empresa nao demorou muito a afundar de vez.
      o governo é como a segunda empresa, eles é que mandam, vão enchendo os bolsos enquanto podem, os desgraçados que se "desemerdem" pardon my french.

      Eliminar
  2. E depois ainda querem fazer ver que vai tudo bem agora que estamos a recuperar e que o pior já passou....O que tenho visto é precisamente aquilo que descreveste...e é verdadeiramente lamentável...no outro dia li no Le Guardian, um artigo sobre Portugal...acabei a leitura a chorar...a autora do artigo falava sobre a situação dos portugueses, com a visão que lá fora têm de nós...equiparava a situação da população a uma situação de pós-guerra...e eu reconhecendo em cada palavra a realidade deste país...doía-me cada uma...!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que só nós nao vemos o que se passa mesmo á frente dos nossos olhos maria. ai e tal a taxa de desemprego diminuiu, serio? serio mesmo? caramba é que cada vez mais vejo gente próxima desempregada ou a negociar uma miseria de ordenado só para nao ser dispensado...

      Eliminar
    2. Ohhhh NIX, o desemprego diminuiu, é verídico. Ainda ontem ou ante-ontem, Portugal ficou com menos de 200 desempregados. Foram todos de "férias" prolongadas para o exterior.

      Eliminar
  3. Ainda há pouco tempo, dizia-me a minha tia avó, que o meu bisavô, lhe dizia muitas vezes que ainda haveria de se vir passar muita fome neste país. E ela perguntava-lhe porquê. Vai de que o velho lhe dizia isto: "Olha filha, vai aos contentores e vê. São meios frangos deitados fora. Chouriços deitados fora. Leite deitado fora. Fruta e hortaliça deitada fora. E tudo às vezes ainda a poder-se comer."

    O velho-te morreu em 2005. Estamos em 2014...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dava valor a essas pessoas porque elas sim, souberam realmente o que é a dificuldade e a fome. Só uma pessoa genuína reconhece em tempos de opulência o desperdício e lhe faz confusão. A mim sempre me fez confusão.

      Eliminar
  4. É muito triste. E é como tu dizes, é 8 ou 80. Em tempos deram subsídios a mais, agora não há para quem realmente precisa. E tal como disse num post recente, nem sabemos a sorte que temos nas nossas vidas. Queixamo-nos de barriga cheia.
    :(
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Este país está a afundar-se... E enquanto continuarmos a ter uma classe política de merda, que só pensa em encher os bolsos, nunca iremos longe :/

    ResponderEliminar
  6. Também já vi. Mas antes andar a catar do que a roubar. Pelo que dou valor a essas pessoas que colocam a vergonha de lado mas não recorrem ao furto de propriedade alheia. Está muito complicado para todos.

    ResponderEliminar